ENTREVISTA COM SÔNIA NOGUEIRA
R – Eu vim de Fortaleza, terra de sol que aquece e belas praias que encantam o olhar. Sim. Quando criança minha tia cantava a história do Pavão Misterioso; de tanto ouvir, passei a ler muitos cordéis e criar versos.
R - Já li muitas obras e continuo lendo, de gêneros diversificados. Não tenho um autor específico.
R – Não faço glossário, mas sempre que uma palavra deixa dúvida vou ao dicionário.
R - Há alguns escritores na minha cidade e academias a que eu pertenço, e aprecio seus livros, de contos, crônicas e poesias. Leio sempre e vou para momentos de autógrafos.
R - Já participei de 79 antologias, impressas e 39 virtuais no Chile, recebo apenas o link. Ninguém compra, preferem o livro solo. Pretendo reduzir essas participações. Geralmente só participo uma vez para cada convite.
Participo de quatro Academias Literárias locais, cinco correspondentes e duas associações. Não pretendo participar de outras.
R – Escrevo desde jovem, mas somente há 15 anos escrevo de modo ininterrupto. Tenho mais de 4.000 mil poemas, mais de cem contos, mais de cem crônicas, mais de 40 histórias infantis.
R- Não. Tenho muita facilidade para escrever, basta o tema.
R - Sim. Site:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/SoniaNogueira
https://www.luso-poemas.net/modules/yogurt/index.php?uid=1431
Blog:
https://sogueira-pedacosdemim.blogspot.com.br
https://sogueira-comemorativas.blogspot.com
https://sogueira-mundoinfantil.blogspot.com/
https://sogueira-contosinfantis.blogspot.com/
https://sogueirarte.blogspot.com/
R - Os dois temas.
R – Pinto telas, mas todo tipo de arte admiro, música, teatro, escultura.
R - Não tenho grandes pretensões, escrever e divulgar meus textos na internet, e enviar para alguns pedidos de site, escolas, e festas comemorativas já me traz contentamento. O mundo precisa de cultura literária tão reservada e quase oculta numa população de reduzida cultura.
R - O brasileiro tem pouca leitura, pela falta de valorização do país, pouco incentivo familiar. Agora a população de modo geral está lendo muito por conta da internet, mas não sabemos a qualidade da leitura. Há muita leitura inútil desperdiçada.
R – Sei da grande importância no registro da FBN, no entanto ainda não adquiri o hábito de fazê-lo.
R – Tenho 13 livros publicados e 10 livretos edição própria, de contos, crônicas, poesias infantis. Um editado na Europa. A venda é pouca, só no dia do lançamento e alguns aqui e acolá. Não há divulgação.
R Sim, ganhei medalha de prata com poema infantil, no Concurso Amor entre mães e filhos.
R- É por prazer de ser lida e divulgar na internet.
R – Sim, sou educadora aposentada.