ENTREVISTA COM JOSEPHA SOARES
Boa noite estimado Paulo:
Desculpe-nos pois só agora respondemos seu questionário. Estamos emocionados com o resultado dos Concursos idealizados por você. Aguardamos sua visita na próxima segunda-feira (6/7).
Abraços, bom domingo para você e família. Wilson e Josepha Soares.
- De onde você é? Quando você começou a se aventurar na literatura? Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? O que aprendeu na escola o instigou a criar textos? Sou do Rio de Janeiro. Sempre me interessei, desde criança pela literatura. Parentes (de Portugal), amigos e professores me incentivaram. Atualmente meu esposo. A escola e a Universidade Aberta à Terceira Idade (unati-UERJ) foram grandes incentivadores
- Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere? A leitura, em geral, me atrai. Cora Coralina me emociona.
- Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las? Quando tenho dúvidas procuro sempre pesquisa-las.
- Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc. Freqüento o “Poeta Saia da Gaveta” (Projeto da Escritora e Poetisa Teresa Drumond) que dá oportunidade a antigos e novos talentos.
- Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse? Sim. Já participei de doze. É uma oportunidade de lançar meus textos literários junto com outros escritores. Estou aguardando que você lance uma. Será uma honra participar.
- Você é membro de Academias de Letras? Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro? Ainda não. Quando houver melhoria financeira terei imenso prazer em participar.
- Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Há quanto tempo escreve ininterruptamente? Já escrevi para colunas de periódicos do bairro onde resido: Revista do Grande Meyer, Top de Linha, Jornal “O Nosso Bairro”, Jornal Novidades, Trânsito Livre: Meyer e Tijuca, etc.
- Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso? Não. Todos dois me atraem. Tudo vem do fundo do coração.
- Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual? No “Blog” e no “Face-book”.
- Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia? Prefiro o que vejo e vivencio no dia a dia.
- Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?) Tudo ligado à cultura me atrai. O retorno do Cinema Imperator, como Centro Cultural Imperator - João Nogueira é marcante no bairro. Os Artistas Plásticos: Ney Tecídio, Reinaldo Silva e Isabel Souza são ícones da arte no nosso bairro e sempre sou convidada para os seus eventos.
- Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo? Tenho um grande retorno quando participo de Concursos Literários que o “Reino dos Concursos” possibilita a todos os participantes.
- Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade? O Brasil precisa muito de cultura.
- Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso? Sim, já registrei três livros. Considero importantíssimo o ato de registrar qualquer obra na Fundação Biblioteca Nacional.
- Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade? Já publiquei dois livros: “Bem-vindos ao Grande Meyer – História, Memória e Vivência”, “Meyer – Meu Doce Recanto de Encantos” (de poesias).
- Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso (desculpe-me... Esta pergunta é padrão para quem participa de meus concursos literários)? Só virtualmente. Espero ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente, em breve.
- Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby? O único e maior pagamento é o incentivo que recebo pelo reconhecimento do trabalho através de diplomas, medalhas e carinho demonstrado por todos.
Finalizando, peço desculpas no atraso do envio deste valioso questionário.
Rio de Janeiro, 04 de julho de 2015.
Josepha Barbosa Soares.
Wilson e Josepha Soares.