ENTREVISTA COM DÉBORA NOVAES DE CASTRO
Quanto à Literatura, escrevo desde a adolescência (antigo Ginásio), e meus professores elogiavam meus primeiros textos em prosa e poesia. Meus incentivadores, do Colégio São Vicente de Paulo, bairro da Penha, São Paulo – SP: Ir. Terezinha do Menino Jesus (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) e Professor Leone (Ciências), que levou algumas de minhas poesias para o Jornal do bairro, “Gazeta Penhense”, 1951, e que, para minha alegria, foram publicadas. Nesse mesmo ano, o primeiro livrinho artesanal (pequenos retângulos de cartolina branca), mal e mal datilografado, paisagem colorida a lápis como capa, perfurado, e preso com prendedores de metal. Foram os primeiros arroubos de escritora, poeta e artista plástica.
Influência de parentes? Sim. Avó paterna, pai, mãe, tia, tio, e outros...
retoco com minhas lágrimas, / que não cesso de chorar.”.
2. De meu querido pai, Francisco de Freitas Pinto Novaes, que lia os Jornais da época e também as publicações “Seleções”, que muito apreciava e comentava os melhores artigos.
3. De minha amada e prestimosa mãe, que gostava de cantarolar as modinhas do seu tempo, como “Sertaneja” e outras mais... inebriada pelas letras e melodias. Também leitora inveterada de “Coleção das Moças”, tinha quase todos os títulos de M. Derly, os quais colecionava, lia e relia; isso, além de revistas de série da sua época.
4.Tia Jupira, irmã de minha mãe, de quem ganhei vários títulos de “Coleção para Moças”, maioria de Em. M. Dely (escritores franceses). .
5. E meu tio Otávio, irmão de meu pai, inveterado contador de histórias...
2.Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia,
contos, crônicas, romance) e autores prefere?
Sim. Com Graduação em Letras ( Literatura Brasileira e Pós em Literatura Portuguesa), autores brasileiros e estrangeiros, tanto em prosa, como em Poesia. Desses (leitura e biblioteca pessoal): M. Dely (Inglaterra), CASTELO EM RUÍNAS - ENCONTRO DE AMOR, entre outros; Luiz de Camões (Portugal), CAMÕES; Fernando Pessoa (Portugal), FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS; Emily Brontë (França), O MORRO DOS VENTOS UIVANATES); Jean-Paul Sartre (França), SARTRE; Gabriel Garcia Lorca (Colômbia), 100 ANOS DE SOLIDÃO; Cronin, Archibald Joseph Cronin (Escócia), AS CHAVES DO REINO - CIDADELA, dentre outros; José Ingenieros (Argentina), O HOMEM MEDIOCRE; dentre muitos outros.
Escritora e poeta, preferência pela Poesia, e nela, o HAICAI. 19 obras pessoais publicadas, quase todas em poesia; outras, Prosa Infantil/Infanto-Juvenil. Trabalhos de Pós Graduação e Mestrado. Deste, O HAICAI NO BRASIL - Comunicação & Cultura, Puc-SP, 2004, que, em Livro, Scortecci Editora, são Paulo (SP), 2016, disponibilizado pela autora à Pesquisa
Científica.
Não. A meu ver, Poesia e Prosa são ao mesmo tempo “inspiração” e” transpiração”, como outros tantos já disseram. Acontece a partir de um evento do passado, ou presente, que nos extasia. No dizer de Fernando Pessoa, magnífico poeta português, “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.”
Não costumeiramente. Participei de algumas.
Sob sua coordenação? Sim participaria.
Quanto a convite acadêmico? Agradeceria a subida honra do convite, mas declinaria por problemas de saúde.
Não tenho ideia. Desde a adolescência, como disse acima. Os textos, desde então, foram sendo cuidadosamente guardados durante 3 ou quatro décadas, quando e então, prioridades da vida assim se impunham. A primeira publicação oficial, em livro: Gotas de Sol, 1984; depois outro; e mais outro; e assim até 2016, com o 19° Livro. Atualmente, à espera de publicação, 5 livros Infanto-Juvenis (prosa e poesia); e 3 em Poemas, Trovas e Haicais.
Não se trata de dificuldade, mas sim de preferência. Penso que já nasci poeta. Amo a Poesia e tudo que ela corporiza e representa.
9. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual?
Site pessoal: DEBORA NOVAES DE CASTRO.COM.BR
www.deboranovaesdecastro.com.br ; RECANTO DAS LETRAS; REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras.
1.Poesia. Temas da natureza (lírico / filosófico); humanístico (lírico / filosófico / Humor).
2. Prefiro o que vejo e vivencio no cotidiano.
Na verdade, a grande maioria contenta-se com manchetes e notícias rápidas e sem profundidade em Jornais físicos ou da Internet.
Em livros, Sim. Todos eles, registrados.
Todos os Livros disponibilizados no Site DEBORA NOVAES DE CASTRO. COM.BR. (Menu, LIVROS)
Ao início, nas Livrarias; mas geralmente, nas de grande porte, ficam esquecidos em porões, sótãos, ou subsolos. Tentei Distribuidor, mas a tiragem tinha que ser bem maior.
Sim. Conheci Paulo Roberto de Oliveira Caruso pela Internet (Rio de Janeiro - RJ). Advogado, Administrador de Empresa, poeta e produtor cultural; amigo das Letras e dos escritores, reconhecido organizador de Concursos Literários no Brasil e Exterior, em 2011.
Desde então, 4 Concursos Literários em que fui distinguida com 1 Medalha de Ouro, 2 Menções Honrosas e 2 Menções Especiais, 2012, 2014, 2015 e 2019, respectivamente.
Obrigada, Paulo Roberto de Oliveira Caruso, por tudo que tem feito pelo escritor e pela valorização e divulgação da Literatura Brasileira!
17. Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby?
Por amor à Literatura, e muito especialmente pela Poesia.