ENTREVISTA COM SÔNIA NOGUEIRA
R - Sou do Ceará. A literatura estava arraigada desde a minha infância ao ler, sempre, muitos cordéis, revistas e todo tipo que o meu olhar encontrava. Esse é o primeiro passo para quem gosta de escrever: é ler muito.
Minha maior influência foi através dos elogios que meu pai fazia ao presenciar minha leitura diária. Gostava muito de escrever, e na adolescência escrevia cartas para os namorados das amigas, breves poemas. Era a literatura oculta na inconsciência.
R - Muitas leituras de romances desde o ginasial, para fazer trabalhos escolares a pedido da professora de português. Continuei lendo durante toda a minha vida. Gosto de poesias, contos, crônicas, romances; é o que faço diariamente, e tenho um grande acervo. Agora terminei meu primeiro romance.
R - Ao encontrar leituras com excesso de palavras não usuais, procuro de imediato o significado da palavra. Aprecio mais a escrita universal, onde todos os leitores, e não só a classe acadêmica, possam usufruir.
R - Sim. Faço parte do grupo do Recanto das Letras e do Luso Poemas, em Portugal; e outros sites literários: Fénix Lógos; Portal CEN; Portugal; - Site de Poesias; Ciranda da Clara Costa. E-book da Rosimeire Mota, Curto Conto, com escritores não profissionais e não consagrados. Muitos têm o dom de escrever em prosa ou em verso com bastante habilidade no manejo da escrita. Na Academia Feminina de Letras, Academia dos Municípios do Estado do Cará, Academia Juvenal Galeno, todas com jornal, Revista e Antologia, Jornal O Povo, Jornal O Mensageiro de São Gerardo. Não dá para citar os nomes, são muitos escritores.
R Já participei de sessenta e nove antologias, mas estou reduzindo; é muita despesa. Em algumas o preço é razoável, noutras queima o bolso.
R - Sim.
-AFELCE, Academia Feminina de Letras do Ceará;
- ALMECE, Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará;
-ACAP, Academia Cearense de Artes Plásticas;
-ALJUG, Academia de Letras Juvenal Galeno;
MEMBRO CORRESPONDENTE
*ACLAC, Academia Cabista de Letras, Ciências, Letras e Artes de Cabo Frio, RJ, 2010;
*ALAV, Academia de Artes y Letras Valparaíso, (chilena).
*ALAB, Academia de Letras, Artes Buziana, Membro Correspondente,
*ALMAS, Academia de Letras, Música e Artes de Salvador
*CEAE - Circulo de Escritores e Artistas de Espanha, Santiago de Compostela,
R - Tenho um acervo de mais de quatro mil textos: infantil; juvenil; contos; crônicas; poemas.
R - Nenhuma dificuldade.
R - Sim:
http://www.sonianogueira.prosaeverso.net/
https://sogueira-nacosdemim.blogspot.com.br/
http://sogueira-comemorativas.blogspot.com.br/
http://sogueira-reinoinfantil.blogspot.com.br/
http://sogueira-contosinfantis.blogspot.com.br/
http://sogueirarte.blogspot.com.br/
http://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=1431
http://curtoconto.com.br/sonia-nogueira
R - Ambos. Nos meus contos a inspiração vem sempre de um fato real, e dentro dessa realidade aplico a ficção para confundir o leitor com mera coincidência.
R - Sou artista plástica. Já fiz cinco exposições coletivas. Aprecio outras artes como música, teatro, dança, cinema.
R - Nenhum retorno de grande dimensão. Para tal é preciso divulgação, propaganda. Quanto a gostar do livro, quem decide é o leitor. Aqui nas nossas academias escrevemos por prazer e como exercício mental. Lançamos nossos livros entre amigos; algumas livrarias vendem de modo bem reduzido.
R - Eu, como educadora, assisti meus alunos sem o menor interesse por leitura. Gostavam de jogos, danças, baladas, futebol. Mas hoje, devido à expansão da internet, eles estão lendo por força da abertura da página que os obriga a ler, pesquisar trabalhos escolares, site de relacionamentos, e o livro se marginalizando.
R - Tenho conhecimento da grande importância do registro na FBN, porém, ainda não o fiz.
R - Sim. Tenho nove livros publicados e com venda pingada.
R - Sim. Já ganhei primeiro lugar em um concurso, de poesias.
R - Um grande e delicioso hobby. Adoro quando recebo comentários com elogios. No site Recanto das letras tenho 125.062 de leituras e comentários.
.No Luso Poemas de Portugal tenho 1.167.080 de leituras.
R - Sim. Já trabalhei. Sou professora aposentada. Meu trabalho agora é na literatura e passeios com o grupo literário. Já fomos para várias cidades e fora do Brasil também.
Sonia nogueira