Herdei o dom das palavras da minha avó materna, pois a mesma era professora de Língua Portuguesa. Iniciei de fato na literatura em 2007.
Apesar da minha doença na retina, onde tenho baixa visão, leio em média 15 livros ano, o dobro da média nacional. Gosto muito de poesia, romance, biografia, ficção e etc. Os meus autores preferidos são: Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Pablo Neruda, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, José Saramago, Paulo Freire, Mário Sérgio Cortela, Imanuel Kant, Franz Kafka etc.
Busco aprendizado constante, estudando a nossa língua em livros de gramática, concordância etc.
Existe muita gente boa, mas com pouca visibilidade por parte da grande mídia como, por exemplo: Paulo Roberto de Oliveira Caruso, Deusa Orquídea, Janaína da Cunha, Lin Quintino e muitos outros.
Participei de 15 antologias impressas e 10 digitais dentro e fora do Brasil. Acredito que ajuda a divulgar e fomentar os novos autores. Este ano (2018) a previsão é de participação em 03 antologias impressas e 05 virtuais.
Sou membro da ALB – MS, CAPOLAT – Casa do Poeta latino-americano – RS e Sociedade Parthenon Literário de Porto Alegre. Aceitaria indicação com o maior prazer.
Acredito que tenha ultrapassado a casa dos 1500 textos, sendo que escrevo há 10 anos ininterruptamente.
Tenho uma imensa dificuldade em escrever sonetos, pois exigem muita precisão e sapiência na contagem silábica, sendo decassílabo.
9. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual?
Em sites e grupos de whatsapp, antologias virtuais, impressas.
10. Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?
Gosto de escrever preferencialmente poemas, assuntos e temas variados.
11. Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?)
Estou muito focado e inserido no meio literário, o que vem tomando conta de muito tempo dedicado a esta paixão. O que antes era um passatempo agora está tomando uma direção à qual eu não imaginava chegar.
Tenho um projeto de lançar o meu segundo livro este ano (Agosto), seguir escrevendo e participando ativamente do meio literário. Pretendo divulgar mais o meu nome literário, entrar para mais academias e Feiras do Livro. Os projetos principais para este ano serão: a criação de uma cooperativa de escritores da América Latina, no intuito de fomentar os escritores independentes; dar seguimento à instalação da biblioteca do setor de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas-RS; desenvolvimento do projeto de oficina de literatura com escolas de ensino fundamental; lançar o meu segundo concurso literário em Outubro.
Infelizmente a literatura no Brasil tem pouca procura e incentivo.
14. Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso?
Publico em livros e antologias.
15. Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade?
Tenho, porém sem editora, de forma independente, Aprendiz de Poeta, Simplesmente uma História. De 1000 exemplares publicados, vendi mais de 500. Vendo sob encomendas via redes sociais e porta em porta.
Sim, desde 2013 e de lá para cá a nossa amizade aumentou cada vez mais. Um grande escritor, poeta, cordelista, cronista, contista, trovador e sonetista. Sou suspeito para falar de tal pessoa.
Consigo tirar algum valor, mas não vivo de literatura, infelizmente.
18. Você trabalha(ou) fora da literatura?
Sou faturista do hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas – RS. Graduado em Administração de Empresas em 2010 UCS e Pós-Graduando em Especialização em Educação à Distância, pelo Unopar.