De onde você é? Belo Horizonte. Quando você começou a se aventurar na literatura? Desde a adolescência escrevia poesias. Depois comecei a fazer letras de música. Finalmente aos 35 anos escrevi meu primeiro livro infanto-juvenil. Depois dele, escrevi outros textos. Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? Minha mãe adorava escrever cartas, e algumas crônicas que foram publicadas num jornal de Uberlândia. O que aprendeu na escola o instigou a criar textos? Sim, principalmente gramática portuguesa.
Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Leio menos do que realmente gostaria. Atualmente leio muitos artigos jornalísticos. Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere? Adoro Machado de Assis, Cruz e Souza, Mário de Andrade, Lima Barreto, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel Garcia Marques...
Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las? Não muito.
Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Sim, cronistas, blogueiros. Em sites, Academias de que de repente você participa etc.
Você costuma participar de antologias? Não. Acha-as algo interessante? Sim. Participaria de uma se eu a lançasse? Sim, mas se houver custo, tenho que pensar bem.
Você é membro de Academias de Letras? Não. Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro? Não acredito que eu seja uma pessoa indicada.
Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Uns 50. Há quanto tempo escreve ininterruptamente? Nunca escrevi ininterruptamente, porque atuo em outras áreas.
Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso? Sim.
Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Sim, estou começando. Qual? http://revirandobaudeletras.blogspot.com.es/
Que temas prefere escrever? Crônicas cotidianas. Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?
Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Sim, mas não tanto quanto gostaria. Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?) Sou atriz e música.
Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? Como tenho uma inegável tendência ao didatismo na hora de escrever, gostaria de ser bem conhecida para que minhas ideias fossem de grande alcance. E a nível de mundo? Igualmente.
Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Não muito. Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade? Infelizmente concordo com a alternativa 2.
Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Nem todos. Sabe da importância disso? Claro.
Já tem livros-solo publicados? Sim. Consegue vendê-los com certa facilidade? Sim, relativamente.
Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso (desculpe-me... Esta pergunta é padrão para quem participa de meus concursos literários)? Só de nome.
Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby? Gostaria de aumentar minha renda com livros sim.