ENTREVISTA COM ROSANGELA CALZA
Sou de São Miguel do Oeste – Santa Catarina.
Comecei a escrever efetivamente em 2012/2013 – escrevi meus primeiros textos observando a beleza da Ilha de Santa Catarina.
Não, na minha família só há uma pessoa que escreve (uma tia, casada com o irmão do meu pai – mas só descobri isso há 2 anos).
Não, na escola nunca fui incentivada a escrever.
Mas li muito quando criança e adolescente; meus pais foram grandes incentivadores dos filhos à leitura.
Sim, muitas obras... a média de leitura é de 2 livros por mês. Todo tipo – intercalo sempre entre literatura (todos os gêneros) e livros técnicos.
Não, não faço glossário; algumas vezes vou ao dicionário...
Sim... há muitos escritores na internet os quais admiro; participo de alguns sites e Academias e leio vários dos autores colegas.
Sim... todo ano participo de Antologias financeiramente acessíveis.
São interessantes, pois permitem divulgação de nosso trabalho de uma forma bem acessível, em termos financeiros.
Com certeza, se, como disse, for financeiramente viável.
Sim, de algumas.
Certamente, sendo viável financeiramente.
Aproximadamente 1500 textos. Escrevo ininterruptamente desde 2013.
Não, não tenho dificuldade.
Tenho: uma página da Facebook: https://www.facebook.com/rocalza/
uma coluna: http://www.olhovivoca.com.br/colunistas/rosangela-calza/
no site Olho Vivo...
no Pensador: https://www.pensador.com/autor/rosangela_calza/3/
no Recanto das Letras: https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=186734
e no Blog: http://rocalza.blogspot.com.br/2013/
Gosto de ficção... mas, às vezes, escrevo sobre o que vivencio no dia a dia.
Gosto de Arte... sim... sempre que viajo, na minha lista de visitas estão os museus.
Não, apenas escrevo.
Minha única pretensão é, com meus textos, levar o prazer da leitura e escrita a alunos de escolas públicas. Tenho um projeto (iniciado em 2017) Doce Poesia... vou a escolas públicas da minha cidade, entrego antologia minha e junto com um grupo de estudantes (da própria escola) fazemos leitura de poesias; distribuo doces e marcadores de texto (com poesias minhas) aos participantes do grupo.
Além disso, quando encontro algum aluno que também escreve me ofereço para organizarmos um livro juntos (poesias dele e minhas). Neste momento estou organizando o primeiro desses livros com uma aluna (do local onde dou aula).
Em nível mundial tenho muito caminho pela frente... mas já tenho Antologias publicadas em Portugal, Argentina, Chile... e textos publicados em revista na Suíça.
Não... lemos pouco e lemos mal... claro que sempre há exceções... mas a grande maioria das pessoas lê superficialmente, notícias rápidas e textos que circulam pelas redes sociais (na verdade, as pessoas não leem... passam os olhos).
Não... e sei da importância sim.
Não. Estou com dois em andamento: um de poesia (creio que até maio seja publicado... um e-book) e um de história infantil bilíngue (projeto de publicação até junho).
Não, não o conhecia... navegando na internet é que o encontrei agora em fevereiro de 2018.
Não... não tenho pretensão de aumentar minha renda... inclusive o livro infantil será dedicado a alunos de escolas públicas (é um livro para colorir, o primeiro de uma série sobre fauna). Apenas o projeto de lançamento é de fazê-lo em uma escola particular (quem faz a tradução para o inglês é minha neta... então, pensamos em fazer o lançamento do livro na escolinha em que ela fez do Maternal ao Jardim II... até para estímulo das crianças que lá estudam).
Sou professora de Comunicação Oral e Escrita, e de Metodologia de Pesquisa... também sou revisora gramatical de todo tipo de texto.