Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 426666
ENTREVISTA COM SÔNIA MARTELO
ENTREVISTA COM SÔNIA MARTELO

ENTREVISTA COM SONIA MARTELO

 

 

  1. De onde você é? Quando você começou a se aventurar na literatura? Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? O que aprendeu na escola o instigou a criar textos?

SOU SÔNIA MARIA DITZEL MARTELO, NATURAL DE PONTA GROSSA, PR. EU COMECEI A ME INTERESSAR POR LITERATURA HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, GRAÇAS À INFLUÊNCIA DIRETA DE MEU PROGENITOR, HEITOR DITZEL E DE ALGUNS PROFESSORES. SEMPRE CRIEI TEXTOS, PRINCIPALMENTE POEMAS; SOU FORMADA NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS-INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS COM LICENCIATURA PLENA, O QUE MUITO COLABOROU PARA MINHA INCURSÃO NA LITERATURA CLÁSSICA, DE MODO ESPECIAL A ESCREVER POESIA NESTE ESTILO.

 

  1. Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere?

LEIO SEMPRE, DESDE SEMPRE, DESDE MINHA INFÂNCIA. LEIO TODOS OS GÊNEROS; ADORO LER CRÔNICAS, CONTOS E ROMANCES, ASSIM DOU ASAS À MINHA IMAGINAÇÃO. JÁ A POESIA, ESCREVO MAIS DO QUE LEIO. ENTRE OS POETAS NACIONAIS APRECIO MUITO MÁRIO QUINTANA - O MEU PREFERIDO -, CECÍLIA MEIRELLES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ENTRE OUTROS. WALT WHITMANN, JOHN LONGFELLOW, ROBERT FOSTER, ENTRE OS POETAS AMERICANOS DO NORTE. FERNANDO SABINO, LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO, ARIANO SUASSUNA, SÉRGIO PORTO, CLARICE LISPECTOR NA PROSA NACIONAL. DANIELLE STEEL, JOHN LE CARRÉ, KEN FOLLET, SIDNEY SHELDON, HEINS KONSALIK SÃO OS QUE MAIS ADMIRO NA LITERATURA INTERNACIONAL.

 

  1. Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las?

RARAMENTE, APENAS QUANDO TENHO ALGUMA DÚVIDA QUANTO AO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS.

 

  1. Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc.

SIM, HÁ MUITOS VALORES POR AÍ INDA DESCONHECIDOS DA MASSA POPULAR. EM MINHA PRÓPRIA ACADEMIA SEMPRE TENHO ENCONTRADO MUITOS VALORES.

 

  1. Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse?

SIM, COSTUMO PARTICIPAR. ATUALMENTE EU MESMA PUBLICO UMA ANTOLOGIA DA QUAL LOGO SAIRÁ A OITAVA EDIÇÃO, INTITULADA "RAMALHETES PRINCESINOS", QUE TEM GRANDE ALCANCE NO BRASIL E EM PORTUGAL. SÃO MUITO INTERESSANTES E COM CERTEZA PARTICIPARIA DE UMA OBRA LANÇADA POR VOSSA SENHORIA.

 

  1. Você é membro de Academias de Letras? Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro?

SOU MEMBRO DE VÁRIAS ACADEMIAS NACIONAIS E FUNDEI A ACADEMIA PONTA-GROSSENSE DE LETRAS E ARTES-APLA EM 03 DE SETEMBRO DE 1993. SOU MEMBRO FUNDADOR PERPÉTUO DA ACADEMIA DE LETRAS DOS CAMPOS GERAIS-ALCG E INTEGRO A UBT - UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES - HÁ VÁRIOS ANOS, SOU SUA DELEGADA PARA A MINHA CIDADE DESDE 2008. ACEITO INDICAÇÕES PARA INGRESSO EM OUTRAS ACADEMIAS, DESDE QUE SEJAM ACADEMIAS IDÔNEAS E POR MERECIMENTO DE MINHA OBRA.

 

  1. Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Há quanto tempo escreve ininterruptamente?

ESCREVO HÁ MUITO TEMPO, DEZENA DE ANOS. NÃO TENHO IDEIA DE QUANTO JÁ ESCREVI, ESCREVI E ESCREVO MUITO MESMO. SOU POETISA CLÁSSICA E MODERNA, CRONISTA, COMPOSITORA DE LETRAS DE MÚSICA, E TROVADORA ALÉM DE LITERATA DE CORDEL. APRECIO MUITO O GÊNERO CONTO, PORÉM NÃO O PRATICO.

 

  1. Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso? 

PELO CONTRÁRIO, TENHO MUITA FACILIDADE TANTO EM PROSA QUANTO EM VERSO.

 

  1. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual? 

NÃO COSTUMO PUBLICAR EM CARÁTER VIRTUAL.

 

  1. Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?

PREFIRO ESCREVER O QUE MEU PENSAMENTO RETRATA, SEJA FICÇÃO (POESIA) OU O DIA A DIA (CRÔNICA).

 

  1. Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?)

SIM, APRECIO E MUITO, NOTADAMENTE PINTURA E MÚSICA. FREQUENTO MUITO APRESENTAÇÕES MUSICAIS, EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS,VISTO QUE PRESIDO UMA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES. SOU UMA ATIVISTA CULTURAL.

 

  1. Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo?

OLHA, A LITERATURA É TÃO IMPORTANTE QUE SEQUER OUSO ESPERAR ALGO. TODOS SABEMOS QUE É MUITO DIFÍCIL SER LITERATO NO BRASIL, JÁ NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS É DIFERENTE.

 

  1. Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade?

NÃO, O BRASILEIRO MÉDIO NÃO COSTUMA LER MUITO, NÃO. PREFERE NOTÍCIAS RÁPIDAS E LÊ MUITO POUCO.

 

  1. Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso?

SIM, MEUS TEXTOS TODOS SÃO REGISTRADOS. TODOS OS MEUS LIVROS SÃO REGISTRADOS NA ISBN.

 

  1. Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade? 

TENHO 06 LIVROS-SOLO PUBLICADOS, TODOS ESGOTADOS, COM EXCEÇÃO DO ÚLTIMO. CONSIGO VENDÊ-LOS COM FACILIDADE. ALÉM DISSO, PARTICIPO DE ANTOLOGIAS, MUITAS.

 

  1. Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso (desculpe-me... Esta pergunta é padrão para quem participa de meus concursos literários)?

SIM, EU JÁ O CONHECIA ATRAVÉS DE EMAILS.

 

  1. Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby?

EU TRABALHO COM LITERATURA (ALIÁS, NÃO CONSIDERO "TRABALHO") POR UMA NECESSIDADE PRIMORDIAL QUE PREENCHE MINHA VIDA E A COMPLETA. TAMBÉM INCENTIVO MUITO OUTRAS PESSOAS. ASSIM, TENHO DESCOBERTO GRANDES TALENTOS. NOSSA ACADEMIA PONTA-GROSSENSE DE LETRAS E ARTES-APLA POSSUI GRANDES VALORES QUE DESPONTAM NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.

ESPERO HAVER RESPONDIDO A CONTENTO E GOSTARIA DE QUE VOSSA SENHORIA TECESSE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE MATERIAL,OK?

 

 

COMENTÁRIO SOLICITADO:

 

O motivo de eu, Paulo Roberto de Oliveira Caruso, convidar literatos a responder a entrevistas minhas é dar publicidade gratuita aos mesmos por intermédio de meu site. Ademais, sempre é muito interessante saber a opinião dos colegas da literatura. No caso de Sonia Martelo, a influência que o pai e professores tiveram acabou constituindo o alicerce para que ela se interessasse por grandes literatos reconhecidos tanto no Brasil como no exterior. A ponto inclusive de ela não considerar a literatura um trabalho, mas sim uma necessidade cultural. Aliás, a autora se mantém há anos ativa no mercado literário como autora solo e membro de antologias, o que a credenciou a participar de Academias de Letras e Artes, o que se mostra reconhecimento merecido amplamente.

topo