Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
2




Partilhe este Site...





Total de visitas: 426767
ENTREVISTA COM ANDRÉ FLORES
ENTREVISTA COM ANDRÉ FLORES

ANTES DA ENTREVISTA EM SI, TOMO A LIBERDADE DE PUBLICAR OS DIZERES INICIAIS DO POETA NO E-MAIL QUE ME ENVIOU: "VOU ARRUMAR AS RESPOSTAS. ESTAVA COM A FILHA NO COLO, GOSTO DE INCENTIVÁ-LA A LER. ELA SÓ TEM 1 ANO E 4 MESES, MAS GOSTO DE LER PARA ELA. ISTO A FARÁ GOSTAR DE LER E QUEM SABE ESCREVER."

1. Quando você começou a se aventurar na literatura? Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? O que aprendeu na escola o instigou a criar textos?  SEMPRE GOSTEI DE ESCREVER, DESDE PEQUENO, MAS NÃO ERA MUITO BOM, SÓ HAVIA SENTIMENTO. QUEM ME DEU O EMPURRÃO FOI A MINHA ESPOSA, EM 2007. ERA MINHA NAMORADA.

2. Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia/prosa/prosa poética) e autores prefere? DENTRO DO POSSÍVEL TENTO LER BASTANTE, MAS DEVIDO A CORRERIA NÃO LEIO TANTO QUANTO QUERIA. EM MÉDIA 10 LIVROS ANO. GOSTO DE POESIA, FICÇÃO E INVESTIGATIVOS. GOSTO MUITO DE QUINTANA, NERUDA, FERNANDO PESSOA, SARAMAGO, ANTOLOGIAS POÉTICAS, BIOGRAFIAS, LIVROS DE HISTÓRIA, KAFCA E KANT.

3. Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las?

4. Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc. ACHO QUE TEM MUITA GENTE BOA NO MEIO, NÃO PUXANDO BRASA PARA O ASSADO. MAS, TEMOS NO RIO GRANDE DO SUL, A REVOLUÇÃO CULTURAL, EXPRESSO DAS LETRAS, AGEI E NO RIO VOCÊS. SÃO PESSOAS BATALHADORAS QUE BUSCAM FOMENTAR A LITERATURA.

5. Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse? ESTOU PARTICIPANDO DE DUAS NA QUAIS SERÃO LANÇADAS NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - RS. E QUE PARTICIPARIA, POIS É A MELHOR FORMA DE MOSTRARMOS O NOSSO TRABALHO. VEJO UMA GRANDE OPORTUNIDADE.

6. Você é membro de Academias de Letras? Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro? RECENTEMENTE FUI CONVIDADO E INSERIDO NO PÁRTENON LITERÁRIO EM PORTO ALEGRE - RS. PRA MIM FOI UMA HONRA. CREDITEM QUE EU SEJA MERECEDOR DESTA HONRARIA, LÓGICO, ME SENTIRIA FELIZ.

7. Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Há quanto tempo escreve ininterruptamente? ESCREVO DESDE AGOSTO DE 2007, OU SEJA, 7 ANOS. TENHO UMA PEQUENA OBRA DE MAIS OU MENOS 230 POEMAS.

8. Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso? SOU MUITO CRU, ESCREVO COM O CORAÇÃO, AS PALVRAS SAEM SEM NENHUMA TÉCNICA, SOMENTE SAEM, ACREDITO QUE TENHA QUE APRENDER MAIS E APERFEIÇOAR A MINHA TÉCNICA.

9. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual? NÃO, MANDO PARA UM AMIGO MEU DE VEZ EM QUANDO E PARA A O JORNAL ZERO-HORA, MAS RARAMENTE SAI ALGO. GOSTARIA COM CERTEZA.

10. Que temas prefere escrever? Desagrada-lhe escrever sobre algum tema em específico? NÃO TENHO TEMAS PREFERIDOS, COMO FALEI, ESCREVO COM O CORAÇÃO. DEPENDE MUITO DO MOMENTO DA INSPIRAÇÃO.

11. Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido(a) com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?) QUANDO  POSSO, GOSTO MUITO DE IR A MUSEUS, ADORO MÚSICA BOA. RECENTEMENTE, FUI COM A FAMÍLIA VER A EXPOSIÇÃO DO SCLIAR.

12. Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo? NUNCA PAREI PARA PENSAR, POIS NO BRASIL LITERATURA É SONHO, NÃO COLOCA COMIDA NA MESA.

13. Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade? ACHO QUE LÊ POUCO E VÊ MUITO MAIS O FACEBOOK DO QUE PEGA UM LIVRO, O QUE É UMA PENA.

14. Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso? O PIOR QUE NÃO, POIS DEPOIS DE PUBLICADO ACHO QUE NÃO HÁ COMO HAVER PLÁGIO.

15. Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade? NÃO. ESTOU CORRENDO ATRÁS DE PATROCÍNIO.

16. Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso? SOMENTE ATRAVÉS DOS CONCURSOS. UM AMIGO DO SUL ME INDICOU ELE.

17. Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby? SOMENTE COMO HOBBY, MAS GOSTARIA SIM, MAS É UM MEIO FECHADO DEMAIS.

 

MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE

ANDRÉ FLORES

APRENDIZ DE POETA

PORTÃO - RS

topo