Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 461997
ENTREVISTA COM JANI BRASIL
ENTREVISTA COM JANI BRASIL

 

 

1. De onde você é? Quando você começou a se aventurar na literatura? Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? O que aprendeu na escola o instigou a criar textos?

R- Sou natural de Urânia –SP/Brasil.

Nome artístico Jani Brasil.

Desde os meus 6 anos eu já ajudava meu pai na locução de um programa na rádio,era muito engraçado...Por eu ser muito pequenina,tinha que subir na cadeira para alcançar o microfone e o sonoplasta ria muito. Meu pai dizia que eu levava jeito (risos).

Meu primeiro texto premiado na escola foi aos 12 anos e fui incentivada por Aparecida Cruz, minha professora de português na época em Santa Fé do Sul-SP

2. Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere?

R- Leio com frequência, gosto de crônicas, poesias,contos e romances Jorge amado,Clarice Lispector,Fernando Pessoa e outros Contemporâneos tem muita gente boa, estou lendo agora a haicaísta e escritora Iraí Verdan.

3. Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las?

R- Sou alucinada por conhecimento,tenho o meu próprio glossário

4. Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc.

R –Tem um que considero o novo Jorge Amado, e uma grande promessa ,se chama "Olympio Ramos",ele está no Recanto das letras

5. Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse?

R- Participo de várias Antologias, acho de suma importância estar presente nelas e sempre que posso participo sim.

6. Você é membro de Academias de Letras? Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro?

R- Sou membro da ALG (Academia de Letras do Goiás) como membro correspondente Membro do núcleo Acadêmico de Lisboa-Portugal E tomarei posse em breve na ALB(Academia de Luminescência do Brasil)Araraquara. As indicações são sempre bem vindas e muito me honram!

7. Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Há quanto tempo escreve ininterruptamente?

R- Acho que perto de uns 200, talvez mais.

Escrevo desde os 12 anos, porem parei por um bom tempo e ininterruptamente há uns 6 anos aproximadamente

8. Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso?

R- Não tenho dificuldades em escrever prosa e verso,embora eu escreva mais poesias,porem o "Amor em movimento" é uma prosa poética.

9. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual?

R-Sim! Tenho página virtual

www.janibrasil.prosaeverso.net

www.facebook/comendadorajanibrasil

10. Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?

R- Prefiro fatos reais,porem tenho também vários textos fictícios. Afinal o poeta e escritor vive no mundo da lua (risos)

11. Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?)

R- Amo as artes,sou artista plástica(auto didata) tenho um acervo de umas 60 obras entre telas e painéis- Acrílico,óleo ou mista Procuro estar envolvida com o mundo das artes.

12. Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo?

R- Não espero muito,talvez eu me surpreenda um dia. O retorno é lento...Muito lento porém, vamos caminhando, sabendo que fazemos aquilo que nos dá um prazer imenso e quando encontramos um leitor que nos abraça emocionado e diz: Obrigado ! O teu livro mudou minha vida! Isto não tem preço!

13. Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade?

R – A minoria quem gosta mesmo de ler,nosso país ainda não está voltado para a leitura,infelizmente! Mas já vejo uma lenta melhora

14. Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso?

R- Sim! Registro todos os meus textos e conheço a importância de estar na FBN,como também protejo todas as minhas imagens!

15. Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade?

R- Tenho três- "Analogia e Poesias – Amor em Movimento e Poemas ao Vento". Sou péssima vendedora, dificuldade enorme! Você tem alguma técnica? Me ensina por favor... (risos)

16. Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso (desculpe-me... Esta pergunta é padrão para quem participa de meus concursos literários)?

R- Já o conhecia de nome.

17. Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby?

R- Procuro unir o útil ao agradável...

Inclusive palestras com os temas:

1-Terapia do riso

2-Falando sério ...Brincando

3-Entendendo as diferenças

4-Depressão a doença do século

5-Gerenciando conflitos

Pois estar junto ao público é meu maior prazer

Obrigada, Jani Brasil

topo